Condomínio Estância do Lago
Local
CONTAGEM/MG
Data
2016
Uso
Infraestrutura urbana
Serviços
Loteamentos

#jeitourbco

Neste projeto de planejamento urbano nos fizemos presentes desde a análise territorial até a execução, amparando nossos clientes em todas as etapas.

Ao entregarmos um produto completo, desenvolvendo um projeto urbanístico alinhado com os projetos de engenharia e de infraestrutura urbana, conseguimos entregar um resultado urbanístico e economicamente viável, capaz de gerar valor para todos os envolvidos.

Planta tratada do loteamento do Condomínio Estância do Lago, com quadras numeradas de 01 a 30, 2 áreas intitucionais, 5 áreas verde e uma área remanescente

Este é o projeto de um condomínio fechado, situado em uma área de 115 hectares, em Contagem, MG. É um lugar especial, que conta com a presença de um curso d’água, duas nascentes e uma lagoa no coração da paisagem. Esses elementos naturais foram a fonte de inspiração que moldou o nosso trabalho.

No entanto, essa jornada não foi isenta de desafios. O terreno objeto deste projeto de parcelamento do solo é entrecortado por diversas vias reguladas pela legislação municipal.

Nossa missão, portanto, era tripla: preservar as características naturais do terreno, executar o parcelamento urbano desejado pelo empreendedor e ainda cumprir com as determinações municipais sobre as vias. Tudo isso, sem prejudicar a vocação residencial do lote.

Foto da área de parquinho, com piso verde, pequeno mirante, área de anfiteatro, com arquibancada circular e mais alguns bancos rodeando o centro e pequeno quiosque de apoio
Parquinho e anfiteatro para o projeto de loteamento do Condomínio Estância do Lago, Contagem - MG
Vista de topo da área de parquinho, com piso verde, pequeno mirante, área de anfiteatro, com arquibancada circular e mais alguns bancos rodeando o centro e pequeno quiosque de apoio

Como preservar os elementos naturais, cumprir as determinações legais e realizar o parcelamento do solo?

Partimos da ideia de harmonizar o loteamento urbano com suas condições naturais. Propusemos vias internas com um traçado mais orgânico e sinuoso, substituindo o rigor geométrico que costuma caracterizar parcelamentos residenciais.

Essa solução, embora produza menor quantidade de lotes, respeita as condições naturais do terreno e produz menor movimentação de terra, causando menor impacto ambiental.

Além disso, não nos limitamos apenas ao loteamento. Projetamos o espaço para que ele se tornasse algo mais do que um lugar para morar, que fosse um verdadeiro refúgio.

As áreas do entorno da lagoa que não eram de preservação permanente receberam tratamento urbanístico especial como: mirantes, espaço de contemplação, quadras, playground e paisagismo.

Foto aérea do loteamento, vista noroeste, foco no lago

Resultado: Um projeto que é referência de boas práticas

Destacamos a nossa parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem para esse projeto de parcelamento do solo urbano.

Trabalhando juntos, conseguimos realocar o sistema viário da cidade, satisfazendo os interesses de todos e se tornando uma referência para a localidade.

Além disso, o traçado viário mais orgânico, que respeita as características naturais do terreno, resultou em um espaço icônico do contexto urbano onde se encontra.

A estratégia de pensar, em conjunto com a Prefeitura Municipal, uma solução para garantir uma expansão urbana conforme previsto pelo município, sem prejudicar a ocupação territorial no seu contexto imobiliário, acabou sendo uma referência para a região.

Quadras esportivas para o projeto de loteamento do Condomínio Estância do Lago, Contagem – MG

Foto de uma quadra de volei e futebol de areia,gradeada. Atrás um espaço com barras de alongamento e mais ao fundo quiosque de apoio com algumas mesas em área externa e quadra de futebol e basquete em concreto com pintura laranja e azul, gradeada.